19/06/2009

Chico Buarque (12 DVDs)

Direção; Roberto de Oliveira
Ano: 2006
Gênero: Documentário
País: Brasil

Meu Caro Amigo

Download via http: http://www.megaupload.com/?d=5N18R201
Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904740/

O DVD "Meu Caro Amigo" abre a série retrospectiva da obra de Chico Buarque destacando algumas de suas paixões: a cidade do Rio de Janeiro e seus parceiros e amigos. Apesar de ter nascido no Rio, Chico não se considera carioca da gema, pois viveu a juventude e a infância em São Paulo e parte em Roma. "Conservei um olhar quase estrangeiro sobre o Rio. Tenho ainda uma relação de deslumbramento com a cidade. O Rio, na minha origem como compositor, é a fonte da música. A música brasileira que eu aprendi a gostar vinha do Rio: o samba, os carnavais, os programas da Rádio Nacional." O DVD traz ainda revelações inéditas sobre sua obra e suas parcerias, como quando o compositor fala sobre as várias composições deixadas por Tom Jobim, que continuam sem letras, e estão guardadas em seu apartamento. "Gostaria de fazê-las. Tenho pena de não ter mais canções com ele. Mas sem o Tom, aqui, não tem sentido". O compositor relata como foi iniciado afetuosamente na arte de letrista pelo poeta Vinicius de Moraes, amigo de família e freqüentador da casa de seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, na rua Buri, no bairro do Pacaembu, em São Paulo: "Parceria para o Vinicius era uma maneira de selar a amizade. Ele prezava muito as amizades, um pouco como o casamento com as mulheres. Quando se apaixonava e se encantava com uma mulher, queria casar com ela. Quando fazia um amigo, ele queria esse amigo como parceiro". Amigos, parceiros e canções vão se sucedendo neste primeiro episodio da serie, de forma descontraída e intimista. Tom Jobim, Miucha, Elis Regina, Edu Lobo, Toquinho, Gal Costa, Djavan, Dorival Caymmi, Francis Hime, Daniela Mercury e um time de músicos da melhor qualidade, vivem juntos com Chico momentos que vão ficar para sempre na memória de quem gosta de musica brasileira. O DVD mostra ainda, pela primeira vez, a canção Renata Maria, composta em parceria com Ivan Lins.

À Flor da Pele

Download via http: http://www.megaupload.com/?d=O77L1BVD
Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904746/

O DVD "À Flor da Pele" trata da temática feminina na obra do compositor Chico Buarque. O programa foi gravado em Paris, cidade onde o artista gosta de se refugiar para escrever em seu apartamento no bairro de Marais. Chico conta que conheceu Paris em companhia do pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, quando ainda era menino. Na capital francesa, ele viu pela primeira vez uma mulher nua, numa foto de revista. No romântico e nevoento inverno parisiense, Chico Buarque filmou em boulevards e bistrots sob um frio de - 1oC, usando chapéu e sobretudo cinzas, em clima meio nostálgico. Para o artista, os tempos modernos e a informalidade das novas gerações não diminuíram em nada o mistério das mulheres: "Sou um curioso do universo feminino. Me esforço, tento entender, mas acho que nunca vou conseguir. As mulheres são surpreendentes e misteriosas". Neste segundo DVD da serie retrospectiva da obra de Chico Buarque são mostradas canções importantes ligadas a temática feminina na obra dele. Ao lado de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Nara Leão, Francis Hime, Leo Jaime e grandes músicos, Chico mostra ser o grande interprete da alma feminina na musica brasileira. Vários compositores escreveram letras no feminino para serem interpretadas por cantoras. Em "À Flor da Pele", Chico Buarque conta que a prática de escrever letras na primeira pessoa no feminino surgiu a pedido de Nara Leão, para quem compôs Com açúcar e com afeto Segundo Chico, sua decantada sensibilidade para a alma feminina é apenas uma resposta a uma encomenda de Nara. O artista fala também que as personagens de sua obra são pura invenção, não se baseiam na vida real. Há controvérsias. Para este programa, Chico compôs uma nova canção, "As atrizes". Fala do fascínio pelas mulheres que o faziam sonhar nas telas dos cinemas. Um trecho da letra: São tantos filmes/ Na minha mente/E natural que toda atriz/ Presentemente /Represente muito pra mim. Neste DVD, sensibilidades masculinas e femininas vão desfrutar do universo feminino na obra de Chico Buarque.

Vai Passar

Download via http: http://www.megaupload.com/?d=XHNJXW68
Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904745/

Este terceiro DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque aborda seu papel de cronista das esperanças políticas do seu tempo e foi gravado em Roma. Chico guarda lembranças ambíguas da capital romana. Por um lado, tem fascínio pela cidade, por outro, tem memórias tristes do exílio. Preso e liberado em dezembro de 1968, depois da promulgação do AI-5, Chico e sua mulher, a atriz Marieta Severo (então grávida de seis meses), viajaram para a França e Itália para participar de eventos musicais. Os amigos os aconselharam a não voltar ao Brasil, pois vários artistas e intelectuais estavam sendo presos. O casal foi então morar em Roma, onde nasceu Silvia, sua filha. Só voltou ao Brasil em Março de 1970, 15 meses depois de ter partido. Durante as gravações do especial, Chico Buarque foi conhecer a embaixada brasileira, um belo "pallazo" na Piazza Navona, do qual "passava longe" na época do exílio. Indagado sobre suas mágoas políticas e a luta contra a censura, Chico disse fazer o possível para não dramatizar: "A ditadura encheu muito o meu saco, mas eu também enchi o deles bastante". Sobre as viagens a Cuba, ironiza: "Antigamente, o passaporte brasileiro dizia: ´válido para todos os países com exceção de Cuba´. Dá vontade de ir, né?". Andarilho acostumado a percorrer as ruas do Rio em passo acelerado, Chico caminhou pelas ruas do centro histórico de Roma, revendo os lugares que freqüentou. E durante as canções tem companhias igualmente familiares, como Ruy, Miltinho, Achiles e Magro, do MPB4, Caetano Veloso, Sergio Bardotti, Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil A culinária italiana também esta presente com "Risotto Nero", uma nova canção feita com seu parceiro e amigo Sergio Bardotti, e mostrada pela primeira vez neste DVD. Nela esta dito, citando Dante, que Quando no meio do caminho/Da sua vida tudo vai tão mal/E você se encontra/Numa estrada escura/Sob nuvens de sal/Pense na receita/Que hoje lhe apresentarei... Este DVD mostra momentos difíceis da história do Brasil, mas é para ser visto da mesma forma com que Chico enfrentou aquela situação: com otimismo e permanente esperança por dias melhores.

Anos Dourados

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904735/

Neste quarto DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque, Anos Dourados, o artista faz um depoimento emocionado sobre Tom Jobim, seu amigo e parceiro em canções como "Retrato em Preto e Branco", "Sabiá", "Anos Dourados" e "Eu Te Amo". O cenário escolhido para falar da amizade foi o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que Tom Jobim freqüentava assiduamente, fascinado pela natureza e pelas belezas do Brasil. Os dois artistas aparecem ensaiando juntos, cantando em casa, se apresentando em shows e conversando sobre vários assuntos: o rock and roll, a crítica, os generais, os eclipses da lua, as palavras e sua etimologia . Segundo Chico, Tom Jobim foi responsável pelo despertar da sua vocação musical e suas músicas são uma influência perene em sua obra.

Estação Derradeira

Download via http: http://www.megaupload.com/?d=8WN7RZU4
Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904738/

O quinto DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque, vai mostrar o Chico sambista, conhecedor da música popular brasileira, e sua afinidade com a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, para quem compôs canções como "Estação Derradeira" e "Piano na Mangueira". A obra do artista foi tema do enredo do desfile campeão da escola no sambódromo do Rio, em 1998 ("Chico Buarque de Mangueira"), um dos momentos mais emocionantes da carreira do compositor . O programa mostra sambas consagrados nas interpretações de Lecy Brandão, João Nogueira, Beth Carvalho, Nelson Sargento, Jamelão e Alcione, além de gravações históricas de Cartola e Nelson Cavaquinho. Mostra também dois encontros emocionantes com a Velha Guarda da Mangueira, em 1997, no Canecão, e em 2005, no bar Estrela da Lapa. "A Mangueira é o máximo, é a capital do samba", diz Chico. "Tudo começou aqui".

Bastidores

Download via http: http://www.megaupload.com/?d=BQBXGTRL
Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904736/

Músicas e textos para teatro são o tema deste sexto DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque. O autor revisita seus principais trabalhos e comenta peças como Roda Viva, Gota D´Água, Ópera do Malandro e Grande Circo Místico. O programa foi gravado no Rio de Janeiro e em Nancy, na França, onde o Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca) ganhou o Festival Internacional Universitario de Teatro de 1965 com a peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, primeira obra teatral musicada por Chico. O compositor fala de seu processo de criação e apresenta diversas canções com o parceiro Edu Lobo. Suas peças refletiram o momento político do país e sofreram censura, boicotes e até ataques de extremistas.

Romance

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904742/

As canções de amor são muito comuns na música brasileira e também na obra de Chico Buarque. Gravado em Paris, este sétimo DVD da série retrospectiva do trabalho do compositor apresenta sucessos como "Eu Te Amo", "Atrás da Porta", "Futuros Amantes" e mais 11 canções, com participações de Elis Regina, Daniela Mercury e Edu Lobo. Chico caminha pelas ruas intimistas da capital francesa e fala sobre a natureza dos sentimentos amorosos. Confessa sua alegria por ter inspirado romances e observa que se a geração dos nossos avós recorria a poemas para seduzir, hoje os casais trocam versos de canções como "torpedos". Fala dos "piropos", que são versos feitos para conquistar a mulher amada, e diz que Vinicius era um mestre no gênero. Para exemplificar, Chico compôs especialmente para este DVD a canção "Outros Sonhos", um belíssimo "piropo".

Futebol

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904739/

A paixão de Chico Buarque pelo futebol só tem como rival sua ligação com a música! Às vezes ele consegue conciliar: neste oitavo DVD da série retrospectiva de sua obra, Chico rememora, no estádio do Maracanã, os grandes craques e momentos comoventes do futebol brasileiro, como a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. Na Confeitaria Colombo, no Rio, interpreta sambas que falam de futebol e no campo de peladas, que tem na Barra da Tijuca, recebe a visita dos ídolos Pagão e Pelé. O DVD mostra o artista jogando futebol nas cidades de Santos, Rio, Lisboa, Barcelona, Paris e Budapeste. Exibe, ainda, uma seleção de jogadas e gols memoráveis de craques como Pelé, Garrincha, Ronaldo e Ronaldinho. Há o registro do encontro com Ronaldinho em Barcelona, onde o assunto, como não poderia deixar de ser, foi música e futebol.

Uma Palavra

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904744/

Este é o nono DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque e trata da rica relação entre múcica e literatura nas canções e livros do autor. Gravado em Lisboa, Paris e Budapeste, mostra o artista explicando as diferenças entre duas linguagens e como elas se influenciam mutuamente em sua obra. Dezessete canções são apresentadas. No filme, Chico visita a Hungria pela primeira vez, com o dicionário em punho, após dois anos de pesquisa sobre sua capital para escrever o best seller “Budapeste”. A cidade cortada pelo rio Danúbio lhe revela várias surpresas.

Cinema

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904737/

Este é o décimo DVD da série retrospectiva sobre a carreira de Chico Buarque. Neste episódio Chico fala de sua relação com o cinema. Ele fala dos filmes mais marcantes de sua infância e de como a música contribuiu para que tais filmes se tornassem inesquecíveis. Além disso, Chico reconstrói sua história de compositor para cinema e comenta sobre as experiências que teve como ator.

Saltimbancos

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904743/

O trabalho como compositor de músicas para crianças, em especial a adaptação do musical Os Saltimbancos, é o tema deste décimo-primeiro DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque. Em Saltimbancos, Chico e Bardotti falam do sucesso das músicas da peça, que é pouco conhecida na Itália mas no Brasil tem encantado várias gerações. O DVD mostra imagens raras de Chico e suas filhas, Silvia e Helena, da sobrinha Bebel Gilberto e dá irmã Miúcha cantando, em 1978, as músicas da peça. Chico conta e canta suas lembranças infantis, fala dos netos e da alegria de compor para crianças.

Roda Viva

Download via torrent: http://www.easy-share.com/1905904741/

Eram muito agitados os anos 60. As mudanças culturais, como a revolução comportamental, a inquietação política e as engrenagens da indústria do entretenimento são o pano de fundo deste décimo-segundo DVD da série retrospectiva da obra de Chico Buarque, que tem como tema o início da carreira do compositor. Estão presentes toda paixão dos festivais de música dos anos 60 e a torcida dos fãs por seus compositores favoritos, em raras imagens de arquivo.

4 comentários:

  1. o link do megauploud tah quebrado ..
    tem como da um up nele??

    ResponderExcluir
  2. Arruma os links do megaupload, preciso desses DVD's.. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. tds os links nao funcionam
    como eu quero esses DVDs
    arruma ae

    ResponderExcluir
  4. magnet:?xt=urn:btih:2E985B4D486CBF38024655E18E89BC285971EF8A

    ResponderExcluir